Idoso que havia sido reanimado após ter morte confirmada por médicos, morre em Itabuna
Idoso estava internado para tratar uma pneumonia quando apresentou agravamento do quadro de saúde
Foto: Reprodução
O idoso Damião José dos Santos, de 72 anos, morreu neste último sábado (23) em Itabuna, no sul do estado. Seu José ficou conhecido após ter sido reanimado no Hospital de Base, mesmo após dois médicos terem confirmado o óbito. Segundo o G1, o sepultamento aconteceu neste último domingo (24), no Cemitério Campo Santo.
O idoso estava internado para tratar uma pneumonia quando apresentou agravamento do quadro de saúde e precisou de ventilação mecânica. No último dia 13 de agosto, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR). Segundo o Hospital de Base de Itabuna, foram feitas manobras de reanimação durante 15 minutos, mas sem resposta.
O paciente foi declarado morto, apresentando falta de atividade elétrica cardíaca, pulso e reflexos, critérios médicos compatíveis com o óbito. Cerca de uma hora depois, quando a funerária já havia sido chamada, os médicos perceberam discretos movimentos respiratórios e retomaram os cuidados.
O hospital informou haver registros parecidos na literatura médica e não houve falha da equipe durante o atendimento. Após o episódio, Damião seguiu internado em estado grave, mas não resistiu. A família não detalhou a causa exata da morte.