Notícias
Bahia
Greve dos garis chega ao fim na Bahia após acordo com empresas de limpeza

Greve dos garis chega ao fim na Bahia após acordo com empresas de limpeza

Sindilimp-BA confirmou a retomada gradual dos serviços após avanços nas negociações; pauta nacional da categoria segue em discussão no Senado.

| Autor: Redação - Varela Net

Foto: Divulgação

A greve dos garis e margaridas chegou ao fim na Bahia após acordo firmado entre representantes da categoria e empresas do setor de limpeza urbana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA), que confirmou a retomada gradual dos serviços de coleta de lixo e varrição em Salvador e nos demais municípios baianos.

A paralisação na capital baiana fazia parte de um movimento nacional da categoria. Segundo a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello, os trabalhadores aceitaram os avanços conquistados durante as assembleias realizadas nos últimos dias.

“Na verdade, o que avançamos foi horas extras no dia do São João, além de uma folga, que não tinha, e a escala 5x2 continua na mesa de negociação. Tem ainda 40% para o trabalhador da especial, que continua na luta”, afirmou.

Entre as conquistas imediatas estão o pagamento de horas extras durante o período junino e a concessão de uma folga para os trabalhadores. Outras reivindicações permanecem em negociação, incluindo a implementação da escala de trabalho 5x2.

Antes do anúncio do acordo, a Prefeitura de Salvador havia acionado o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) pedindo a declaração de ilegalidade da greve. A gestão municipal solicitou uma liminar para determinar a retomada imediata dos serviços de coleta de resíduos sólidos e a liberação dos acessos ao aterro sanitário e à estação de transbordo da capital baiana.

Entre os pedidos apresentados ao TRT-5 estavam a retomada dos serviços essenciais e a aplicação de multa diária de R$ 300 mil em caso de descumprimento da decisão judicial. A prefeitura argumentou que a coleta de resíduos é um serviço essencial e que a principal pauta da paralisação era federal, sobre a qual o município não possui competência para deliberar.

Apesar do encerramento da greve na Bahia, a principal reivindicação que motivou o movimento em todo o país segue em aberto no Congresso Nacional. A categoria defende a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas.

“A greve acabou, mas precisamos apoiar os garis e margaridas, reforçar a valorização deles como profissionais e garantir os direitos trabalhistas. É um reparo histórico que precisa ser reconhecido urgente no Senado”, declarou Ana Angélica Rabello.

O projeto, apresentado em 2020 pela então deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) e aprovado pela Câmara dos Deputados em março deste ano, tramita atualmente no Senado Federal. O texto prevê a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036 para a categoria, jornada semanal de 40 horas, aposentadoria especial e adicional de insalubridade em grau máximo, correspondente a 40% do salário.

Além disso, o PL reconhece formalmente como atividades essenciais os serviços de coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, conservação de áreas públicas, varrição de ruas, calçadas e calçadões, além do encaminhamento de resíduos para aterros sanitários e unidades de reciclagem.

Enquanto os serviços são normalizados na Bahia, o movimento segue ganhando força em outras regiões do país. No Distrito Federal, garis e margaridas iniciaram nesta segunda-feira (22) uma paralisação por tempo indeterminado para pressionar o Senado pela aprovação do PL 4.146/2020 e pela ampliação dos direitos da categoria.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas