Fundação José Silveira reforça compromisso ambiental no VII Encontro Interinstitucional
Ao encerrar sua sétima edição, o evento reafirmou a importância da cooperação interinstitucional
Foto: Divulgação
O Programa Arboretum, em parceria com a Fundação José Silveira (FJS) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), promoveu nos dias 02 e 03 de dezembro o VII Encontro Interinstitucional de Conservação, Restauração e Economia Florestal. A edição de 2025, realizada sob o tema “Hileia Baiana: Construindo uma Gestão Integrada no Território”, reforçou a relevância da região como um dos maiores patrimônios socioambientais da Bahia e um marco nacional em biodiversidade.
Representando a FJS, o gerente de Soluções em Saúde para Empresas, Carlos Stagliorio, ressaltou a conexão entre condições ambientais e saúde pública. Ele destacou que “fatores ambientais atuam como determinantes da saúde. As alterações nesses fatores aumentam a exposição a agentes patogênicos e tóxicos, modulam riscos epidemiológicos e influenciam funções fisiológicas e psicossociais, impactando diretamente os indicadores de saúde”.
O promotor Fábio Correia, representante do MPBA no encontro, reforçou o caráter estratégico da iniciativa ao enfatizar que o propósito principal é “promover o debate sobre restauração, conservação e economia florestal, por meio do conhecimento científico, da atuação conjunta e da interação entre instituições de ensino”.
Ao encerrar sua sétima edição, o evento reafirmou a importância da cooperação interinstitucional como caminho para ampliar ações de preservação ambiental e consolidar a Hileia Baiana como referência em conservação, inovação e sustentabilidade.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.