Falsa orca é avistada na praia da Gamboa e mobiliza equipes de resgate em Cairu
Instituto Baleia Jubarte forneceu as primeiras recomendações técnicas para acompanhamento da situação
Foto: Reprodução/Redes sociais
A presença de um mamífero marinho conhecido como “falsa orca” chamou a atenção de moradores e banhistas na praia da Gamboa, em Cairu, no último sábado (23). Apesar do nome, o animal não é uma orca verdadeira, mas pertence à família dos golfinhos.
Assim que o caso foi registrado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SEDES) acionou instituições especializadas para orientar o manejo adequado do animal. O Instituto Baleia Jubarte forneceu as primeiras recomendações técnicas para acompanhamento da situação, garantindo que os procedimentos fossem realizados de forma segura.
O subsecretário da Gamboa, Emerson Cavalcante, também acompanha de perto os trabalhos, em conjunto com a equipe do Salvamar. Já o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA) atua em parceria com a SEDES para organizar o resgate e prestar o atendimento necessário ao mamífero.
De acordo com os órgãos envolvidos, todas as medidas seguem protocolos específicos voltados à conservação da espécie, com o objetivo de reduzir o estresse do animal e permitir sua devolução ao habitat natural o mais rápido possível.