BYD inaugura na Bahia sua primeira fábrica de carros elétricos fora da Ásia
Empresa vai iniciar produção de veículos na Bahia ainda este ano, diz secretário
Foto: Thuane Maria/GOVBA
Nesta terça-feira (01), foi inaugurada em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, a primeira fábrica de carros da BYD fora da Ásia. Durante a cerimônia de apresentação, Augusto Vasconcelos, secretário estadual da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), afirmou que a montadora vai iniciar a produção de veículos no estado ainda neste ano.
"A previsão é de produção de veículos nos modelos SKD e CKD neste ano. A perspectiva é que até 2030 80% dos componentes dos veículos sejam nacionais, o que vai ampliar ainda mais o valor agregado da fábrica e dinamizar a economia brasileira e baiana", declarou o secretário.
O complexo fabril fica localizado no Polo Petroquímico de Camaçari, em uma área que fazia parte do terreno utilizado pela Ford, empresa automobilística que encerrou suas atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo do estado em 2023.
A fábrica da BYD em Camaçari teve um investimento de R$ 5,5 bilhões anunciados pela companhia em 2023. O complexo conta com três unidades: uma destinada para veículos, outra direcionada para chassis de ônibus elétricos e a última para processamento de lítio e ferro-fosfato.
Entre as autoridades políticas que participaram da cerimônia, estavam o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a vice-presidente executiva global da BYD, Stella Li, além de deputados estaduais.