BYD assume parque da Ford e lança pedra fundamental em Camaçari
De acordo com o governo mais de 5 mil empregos diretos vão ser gerados com a chegada da BYD na Bahia
Foto: Joá Souza/GOVBA
A maior fabricante de veículos elétricos do mundo, a montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), realizou a cerimônia de lançamento das bases de suas futuras fábricas na Bahia nesta segunda-feira (9).
O evento simbólico marcou a formalização do acordo para a construção das três unidades da BYD, que serão localizadas no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na área anteriormente ocupada pela fábrica da Ford, que encerrou suas operações em 2021.
Segundo informações do governo, a BYD deverá gerar mais de cinco mil empregos diretos como resultado de seu investimento de R$ 3 bilhões na instalação das três fábricas. A expectativa é iniciar a produção entre o final de 2024 e o início de 2025, com uma capacidade inicial estimada de produção de 150 mil veículos por ano.
O governador ressaltou: “Estamos observando o potencial de investimento da BYD em toda a cadeia de produção automobilística, o que pode resultar em mais de cinco mil postos de trabalho. Essa cifra pode até mesmo triplicar, pois a cadeia de abastecimento, instalações, serviços de alimentação e saúde dos trabalhadores certamente serão dinamizados na Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari."
O evento contou com a presença do governador, do vice-presidente e do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Comunicações, Juscelino Filho, juntamente com o CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e a CEO da BYD Américas, Stella Li.
Viatura elétrica?
Foto: João Souza/G1
Na entrada do evento, um veículo customizado pela BYD fazendo alusão a viatura da Polícia Militar da Bahia, chamou a atenção das pessoas que estavam presentes. Quando questionado sobre a possibilidade de implementar uma frota elétrica no futuro, o governador enfatizou a importância dos governos oferecerem incentivos para a adoção de veículos elétricos.
“Em um futuro próximo, planejamos substituir parte de nossas frotas, seja de viaturas, ambulâncias ou veículos comerciais, pois acreditamos que é essencial que os governos federal, estadual e municipal incentivem a aquisição de veículos elétricos”, destacou Jerônimo.