NotíciasVarela comentaVarela cobra a Embasa após prejuízos causados pela abertura de comportas

Varela cobra a Embasa após prejuízos causados pela abertura de comportas

Apresentador fala sobre acusações feitas pelos municípios da Região Metropolitana atingidos por enchentes na última semana

| Autor: Redação

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O apresentador Raimundo Varela comentou, nesta terça-feira (26), durante sua participação no programa Bahia no Ar, da TV Record Itapuã, sobre as acusações feitas por alguns prefeitos baianos contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), de que a estatal teria aberto as comportas das barragens na Região Metropolitana (RMS) sem avisar aos municípios próximos, o que teria causado impacto nas enchentes das cidades, como no caso de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, castigadas por uma forte chuva na última semana. 

Varela, que pontua que as sirenes de aviso da abertura das comportas não foi acionada pela empresa, afirma que a solução seria os municípios afetados acionarem a Embasa acerca do prejuízo gerado com as enchentes para haver o ressarcimento. O apresentador ainda disse entender as despesas do estado com as folhas de pagamento, e lembrou que, no final das contas, os danos serão pagos pela própria população, uma vez que a companhia de saneamento e fornecimento de água pertence ao governo baiano. 

"As enchetes de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. Tem uma acusação feita pelos prefeitos de que a dona Embasa abriu as comportas sem aviso legal nem ao município, nem à população. Mas, cadê a sirene? A Embasa não tocou. Então, o que diz a lei: Prefeitura Lauro de Freitas, esquece partido, política. Camaçari a mesma coisa. Fazer a soma dos prejuízos, Salvador também. Todos esses prejuízos. Quem tem que pagar por isso é a dona Embasa, que o Ministério Público está omisso nessa questão. Eu entendo que no organograma do estado, o governo paga sete folha: a folha do Estado, a folha da Assembleia Legislativa, a folha da Justiça, a folha do Ministério Público, a folha da Defensoria Pública, a folha do Tribunal de Contas do estado e dos municípios", disse o apresentador

"Então, o que tem que fazer? O prefeito de Camaçari processar a Embasa para ressarcir o município. Mas, quem vai pagar a conta somos nós mesmos, que o dono da Embasa é o governo, eis a questão [...] Quem tem que pagar a conta é a Embasa. E quem é o dono da Embasa? E o dinheiro vem da onde?", finalizou o apresentador. 

Tags

Notícias Relacionadas