NotíciasVarela comenta"Não pode uma mãe dormir no passeio, na porta de uma escola", dispara Varela

"Não pode uma mãe dormir no passeio, na porta de uma escola", dispara Varela

Apresentador mostrou indignação com as situações vexatórias vividas por pais e mães de estudantes na busca por uma vaga na Rede Estadual de Ensino da Bahia

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

O apresentador e radialista Raimundo Varela falou, na manhã desta quarta-feira (26), sobre a situação caótica que os pais e mães de estudantes estão passando para tentar matricular os jovens na Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Para Varela, é inadmissível as pessoas terem que passar por perrengues e humilhações, como as quem estão vivenciando, como dormir nas filas formadas nas portas das escolas.

"O problema é a comunicação. A matrícula online, que não tá dando certo. Isso tá provocando o quê? Uma fila enorme na porta dos estabelecimentos educacionais", falou.

De acordo com o apresentador, arcar com os custos de um colégio particular é cada vez mais inviável, dada a crise financeira na qual o país atravessa, além da pandemia da Covid-19.

"Ninguém pode mais pagar escola particular. Preços absurdos. Aliás, na Bahia não tem escola particular, têm casas comerciais de educação, no atacado e no varejo. Então o povo vai migrar para a Rede Pública de Ensino. A eduação pública", argumentou.

Para finalizar, Raimundo Varela aproveitou para pedir uma atenção especial às matrículas: "Um apelo ao nosso Jerônimo Rodrigues, secretário estadual (de Educação da Bahia). Não pode uma mãe dormir no passeio, na porta de uma escola. É uma vergonha para a Bahia".

A matrícula será feita pela internet, por meio deste link. O calendário será escalonado e segue até o dia 1º de fevereiro. Confira:

24/01 – Matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD's)
Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola Estadual posto de matrícula.

25/01 – Transferência de Estudantes da Rede Estadual
Para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2021, em uma dessas situações:
- Não Renovou a matrícula em Unidade Escolar Estadual-UEE;
- Renovou a matrícula e pretende se transferir para outra UEE;
- Concluiu o ano letivo 2021, em UEE que não possui o ano/série para continuidade do percurso escolar.

26/01 e 27/01 – Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental
Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola estadual posto de matrícula. Para os estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2021, cujas escolas não oferecem o ano/série subsequente.

28/01 – Ensino Fundamental
Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola Estadual posto de matrícula. Para ingresso do candidato em escolar estadual em qualquer ano/série para os ensinos fundamental e médio, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.

31/01 e 01/02 – Ensino Médio
Pelo portal público de matrícula, na unidade escolar em que deseja estudar ou em qualquer escola Estadual posto de matrícula. Para ingresso do candidato em escolar estadual em qualquer ano/série para os ensinos fundamental e médio, atendendo, sobretudo às diversas modalidades de oferta.

Tags

Notícias Relacionadas