NotíciasSaúdeSaúde recomenda que crianças vacinadas com dose para adultos sejam examinadas

Saúde recomenda que crianças vacinadas com dose para adultos sejam examinadas

Caso ocorreu em cidade da Paraíba

| Autor: Redação

Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Nesta segunda-feira (17), o Ministério da Saúde recomendou que menores de 11 anos que forem vacinados com dose de vacina contra Covid-19 destinada a adultos deverão ser examinados para descarte de qualquer efeito colateral grave.

A informação foi publicada no site do Ministério da Saúde e vem depois da divulgação do caso na cidade de Lucena, na Paraíba, onde 48 crianças foram vacinadas, precocemente, com doses indicadas para adultos e, possivelmente, vencidas.

A técnica de enfermagem, apontada como responsável pela aplicação das vacinas disse em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) que foi orientada a vacinar todas as pessoas que se apresentassem, “pois a validade das vacinas da Pfizer estava para vencer". No depoimento, a profissional, que foi afastada da função após o caso, e disse ter recebido ordem do setor de Imunização da Secretaria de Saúde do município.  

"Essas vacinas foram aplicadas de maneira inadvertida, é o que consideramos erro vacinal. São 48 crianças e incumbe às autoridades sanitárias locais e do Estado fazer essa vigilância", disse o ministro da Saúde Marcelo Queiroga. 
 

Tags

Notícias Relacionadas