NotíciasSaúdeSalvador ultrapassa a marca de 2 milhões de vacinados com a segunda dose

Salvador ultrapassa a marca de 2 milhões de vacinados com a segunda dose

O percentual de cobertura vacinal com a primeira etapa do imunizante atingiu 96%

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom

Pouco mais de um ano após o início da vacinação contra a Covid-19, a capital baiana ultrapassou, nesta quarta-feira (20), a marca de mais de 2 milhões de vacinados com a segunda dose. No total, já são mais de 4,8 milhões de doses aplicadas, sendo 2,03 milhões com a segunda dose, e 2,1 milhões com a primeira. O percentual de cobertura vacinal com a primeira etapa do imunizante atingiu 96%, e com a segunda, 88%. No quesito vacinação por sexo, são 43% homens e 57% mulheres os vacinados em Salvador.

O secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, comemorou o número expressivo de soteropolitanos que já garantiram a segunda dose do imunizante. “Esses dados, especialmente no que tange os imunizados com a segunda dose, mostram que o trabalho incansável da Prefeitura através da SMS tem surtido efeitos positivos, e que a população está colaborando massivamente, uma vez que cada pessoa é responsável pelo cuidado consigo e também com as outras pessoas”, celebra.

De acordo com Prates, a tendência é que os números evoluam e atinjam o percentual máximo na cobertura da vacinação contra a Covid-19 em Salvador. “A expectativa é de continuar avançando e chegar ao percentual máximo de pessoas completamente imunizadas. Para tanto, continuamos convocando a população a comparecer a um dos postos de vacinação e realizar esse ato de amor próprio e amor ao próximo”, conclama.

Prazos – Podem tomar a 2ª dose, até as 16h desta quinta-feira (20), os indivíduos que tomaram a Pfizer ou a Oxford até o dia 15/2/2022, ou a CoronaVac até 19/1/2022. A 2ª dose da Janssen (dose de reforço) será apenas para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose/dose única do fabricante até o dia 19/11/2021.

A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 20/12/2021 e para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 20/9/2021.

A 3ª dose para gestantes e puérperas será ofertada para quem tomou a segunda dose até 19/8/2021, ou seja, a partir de cinco meses do recebimento da segunda dose. Os serviços do Vacina Express e Hora Marcada estarão funcionando normalmente para quem fez o agendamento prévio.

Tags

Notícias Relacionadas