Salvador terá Super Vacinação contra Covid-19 neste final de semana; veja locais
Objetivo é alcançar um maior número de pessoas com dificuldade de deslocamento

Foto: Betto Jr./Secom
A Prefeitura de Salvador vai adotar neste final de semana a Super Vacinação, para avançar ainda mais na imunização contra a Covid-19 na capital baiana. Os detalhes foram apresentados na manhã desta sexta-feira (3) pelo prefeito Bruno Reis no Largo do Bonfim, na Colina Sagrada.
A estratégia acontece das 8h às 18h, neste sábado (4) e domingo (5) e terá equipes volantes para locais de grande movimentação. O objetivo é alcançar um maior número de pessoas com dificuldade de deslocamento até os postos de vacinação, principalmente aquelas que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal com dose única ou duas doses. A operação também beneficiará pessoas de outras cidades do Estado, ou seja, não será necessário estar com o nome na lista no site da SMS.
Sábado – Estarão funcionando 15 pontos de vacinação volantes, fixos e drives incluindo quatro shoppings (Barra, da Bahia, Itaigara e Bela Vista), duas estações de transbordo (Lapa e Mussurunga) e Feira de São Joaquim, além de pontos que já fazem parte do rodízio normal da vacinação durante a semana como a Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e o 5º Centro de Saúde (Barris).
O público habilitado para 1ª dose são pessoas com 18 anos ou mais; adolescentes com 12 anos ou mais; adolescente com comorbidades, gestantes e puérperas com idade entre 12 e 17 anos; 2ª dose da CoronaVac com aprazamento até 04/12/2021 e da Oxford e Pfizer aprazados até 03/01/2022; 3ª dose para imunossuprimidos com segunda dose até 06/11 /2021; e pessoas com 18 anos ou mais com segunda dose até 06/07/2021.
Domingo – No domingo (5), outros 13 pontos de vacinação entre volantes, fixos e drives contemplarão instituições religiosas como as Igrejas do Bonfim, Nossa Senhora do Ó, Conceição da Praia, Assunção, Nossa Senhora Aparecida e Igreja Universal, além de pontos que já fazem parte do rodízio normal da vacinação durante a semana.
O público habilitado contemplará com a 1ª dose os adolescentes com 12 anos ou mais; adolescente com comorbidades, gestantes e puérperas com idade entre 12 e 17 anos; 2ª dose da Coronavac com aprazamento até 05/12/2021 e da Oxford e Pfizer aprazados até 04/01/2022; 3ª dose para imunossuprimidos com segunda dose até 07/11 /2021 e pessoas com 18 anos ou mais e segunda dose até 07/07/2021.
O Aeroporto Internacional de Salvador e a Rodoviária também entram na estratégia com equipes de vacinação no sábado e domingo. Durante o esforço do fim de semana, além da vacinação, o Aeroporto contará com a realização dos testes de antígeno para Covid-19, de forma a ampliar ainda mais a barreira sanitária.
Documentos – No ato da vacinação deverá ser apresentado, obrigatoriamente, cópia do documento oficial de identificação com foto, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS atualizado), cartão de vacina e comprovante de residência da cidade onde reside.
Os voluntários de pesquisas e estudos sobre vacina contra Covid-19, além dos documentos já citados, devem levar declaração do instituto de pesquisa de que estão liberados para terceira dose sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.
Mesmo com 99% da população com a primeira dose, ainda há 51 mil soteropolitanos que não compareceram aos postos de saúde. Destes, até o momento, 25 mil pessoas entre 12 e 17 anos ainda não receberam a primeira dose. Acima de 18 anos, este número sobe para 26,9 mil que deixaram de se imunizar na capital baiana. Os atrasados com a segunda dose já somam 222 mil pessoas. Em relação à dose de reforço, 148 mil já foram imunizados na capital baiana.