NotíciasSaúdeBahia tem 1º caso de subvariante arcturus da Covid-19; idosa de 70 anos morreu

Bahia tem 1º caso de subvariante arcturus da Covid-19; idosa de 70 anos morreu

Óbito foi registrado no dia 15 de abril, em Camaçari; paciente tinha comorbidades

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Sesab

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou nesta quinta-feira (4) o primeiro caso no estado da subvariante XBB.1.16 da Covid-19, conhecida como arcturus. Segundo a pasta, a nova cepa infectou uma mulher de 70 anos, moradora de Camaçari, que morreu. A paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 6 de abril, com internação hospitalar no dia 13, e coleta para testagem de Sars-Cov-2 no dia 14. Ela morreu no dia 15.

Ainda segundo as informações colhidas durante a investigação do caso, os dados do prontuário hospitalar apontam que a paciente tinha histórico de comorbidades, e deu entrada na unidade hospitalar em estado gravíssimo, com choque séptico refratário, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos (DMOS), lesão infectada em membro inferior e insuficiência renal crônica. O óbito foi declarado tendo como causa básica a Covid-19.

Sintomas

O primeiro caso da ômicron XBB. 1.16 da Covid 19 do país foi registrado em São Paulo. Nos países onde a variante já foi identificada, não foi observado o aumento da gravidade dos casos de Covid-19 que tenha se traduzido em aumento de hospitalizações e óbitos. A XBB.1.16 produz sintomas semelhantes a outras subvariantes, como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Com a confirmação do caso, a Vigilância Epidemiológica da Sesab continua monitorando possíveis casos, por meio do sequenciamento das amostras coletadas.
 

Tags

Notícias Relacionadas