NotíciasSaúdePrefeito revela primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança de Salvador

Prefeito revela primeiro caso de varíola dos macacos em uma criança de Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está acompanhado a vítima

| Autor: Redação

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), revelou o primeiro registro da varíola dos macacos em uma criança na Bahia, nesta segunda-feira (8). Segundo o gestor, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já está acompanhado o caso.

"Sempre que surge um caso ele passa por um monitoramento permanente. Semana passada nós lançamos um protocolo, com uma série de orientações de como previnir e depois, caso seja infectado, que providências tomar. Inclusive, temos unidades preparadas especificamente para esse tipo de atendimento", afirmou o gestor.

Na atualidade, conforme dados divulgados no último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no sábado (6), 19 diagnósticos do vírus foram constatados no estado. 

Entre os casos, 13 foram detectados em Salvador, um em Santo Antônio de Jesus, um em Cairu, um em Conceição do Jacuípe, um em Ilhéus e um em Mutuípe. Além dos confirmados, a Bahia tem mais 98 suspeitas de monkeypox.

Sintomas da varíola dos macacos

Segundo informações da Sesab, os sintomas mais comuns da doença são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. 

A infecção é autolimitada com sintomas que tem duração de 2 até 4 semanas, com possibilidade de ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. 

A erupção cutânea começa a aparecer no corpo do infectado entre 1 e 3 dias após a febre e tem características clínicas similares a varicela ou sífilis, apresentando diferenças na evolução uniforme das lesões.

Protocolo municipal de ação

A partir desta segunda-feira (8), com a implantação do protocolo municipal de ação, quem vive em Salvador poderá contar com uma rede de referência para o atendimento de pessoas com suspeita de infecção pela varíola dos macacos.

No total, 28 unidades básicas de saúde e mais 16 unidades de urgência e emergência irão estar à disposição da população. A lista de equipamentos, que poderá ser alterada pela gestão, ficará disponível diariamente nos canais oficiais da prefeitura.

Tags

Notícias Relacionadas