OMS declara Mpox como emergência de saúde mundial
Estado de alerta foi confirmado nesta quarta-feira (14)

Foto: Denis Balibouse/Reuters
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência de saúde internacional com o avanço da mpox. A emergência atingiu o nível mais alto de alerta da organização. A decisão seguiu a recomendação do Comitê de Emergência convocado pelo diretor-geral da Organização Tedros Adhanom Ghebreyesus.
"O Comitê de Emergência se reuniu e me informou que, em sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Aceitei esse conselho", afirmou o diretor-geral em coletiva de imprensa nesta tarde.
De acordo com OMS, o nível de alerta divulgado representa “um evento extraordinário que é determinado como um risco à saúde pública de outros países por meio da disseminação internacional de doenças e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada”. Segundo informações da organização, a situação foi considerada grave, repentina, incomum ou inesperada, trazendo implicações para a saúde pública além da fronteira nacional do país inicialmente afetado e pode exigir ação internacional imediata.