NotíciasSaúdeOcupação de UTIs-Covid na Bahia chega a 78% nesta terça-feira

Ocupação de UTIs-Covid na Bahia chega a 78% nesta terça-feira

Com o avanço de novas subvariantes da doença, demanda por leitos volta a crescer, segundo dados da Sesab

| Autor: Alexandre Santos

Foto:

A taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva)-adulto na Bahia alcançou 78% em meio ao avanço de novas subvariantes da Covid-19 —das 125 vagas, 97 estão demandadas.

Os dados são do painel epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) atualizados até as 8h30 desta terça-feira (29). Já as UTIs pediátricas têm 35% de ocupação —há 7 pacientes para 20 leitos disponíveis. Em entrevista coletiva na segunda-feira (28), o governador Rui Costa disse que o cenário é preocupante sobretudo na capital, onde já há um aumento concentrado na demanda de pacientes.

Boletim mais recente divulgado pela Sesab mostra que o estado registrou 5.472 casos ativos de Covid-19 (aumento de 13%) e oito mortes provocadas pela doença nas últimas 72 horas.

Máscaras voltam a ser obrigatórias

Diante da disseminação das novas linhagens, um decreto publicado na edição desta terça-feira no Diário Oficial do Estado (DOE) determina a obrigatoriedade do uso de máscaras nem alguns ambientes fechados. A medida, autorizada pelo governador Rui Costa (PT), é válida para todo o território baiano e tem objetivo de conter a disseminação de subvariantes da Covid-19.

A utilização da proteção facial volta a ser obrigatória nos seguintes locais:

- transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque;

- salões de beleza e centros de estética;
- bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares
- templos para atos religiosos litúrgicos;
- escolas e universidades; 
- em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres. 

Segundo o decreto, eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. O dispositivo também determina a exigência do uso de máscara e comprovação de vacina em locais em que haja controle de acesso e venda de ingressos. Para entrar nesses ambientes será preciso apresentar o documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “Conect SUS”.

Detran e SAC

A necessidade da demonstração de vacinação será obrigatória também para o acesso a quaisquer prédios públicos, nos quais se situem órgãos, entidades e unidades administrativas. Os atendimentos presenciais no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ficam condicionados à comprovação da vacinação e à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção.

“Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma Adélia Pinheiro,  secretária da Saúde do Estado.

Leia também:

Covid-19: Salvador segue com aplicação da vacina nesta terça; confira os postos

Linhagem BQ.1 da ômicron é identificada em residentes da Bahia
 

Tags

Notícias Relacionadas