NotíciasSaúdeNo dia em que completaria 92 anos, Elsimar Coutinho ganha homenagens no Ceparh

No dia em que completaria 92 anos, Elsimar Coutinho ganha homenagens no Ceparh

Prefeitura de Salvador criou o Dia Municipal do Planejamento Familiar como forma de homenagear o médico, referência em reprodução humana e planejamento familiar

| Autor: João Grassi*

Foto: Domingos Júnior/Varela Net

Mundialmente conhecido, o médico e cientista baiano Dr. Elsimar Coutinho deixou um grande legado para a medicina, principalmente na área de reprodução humana e planejamento familiar. Nesta quarta-feira (18), ele completaria 92 anos, e neste ano, essa data virou uma homenagem. A Lei número 9.635/2022, publicada pelo Prefeito Bruno Reis (União Brasil) no dia 4 de abril, institui no calendário oficial de eventos de Salvador, o Dia Municipal do Planejamento Familiar.

Um evento comemorativo, liderado pela filha de Dr. Elsimar e presidente do Ceparh, Charlotte Coutinho, e pelo CEO do Grupo Empresarial Elsimar Coutinho, Fred Benzaquen Costa, foi realizado no Ceparh, no bairro da Federação, em Salvador, na manhã desta quarta (18).

"Estamos aqui comemorando o que seria o anivérsario do Dr. Elsimar Coutinho, celebrando esta data que se tornou o Dia do Planejamento Familiar em Salvador. Estamos felizes em conseguir marcar essa data com a luta que ele sempre teve para o planejamento familiar, para a igualdade e para trazer uma nova luz na cidade", disse Charlotte.

O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônias Gilberto Vitória, e também contou com a presença de algumas figuras importantes como o deputado estadual e ex-secretário da Saúde, Léo Prates, o secretário da Educação Marcelo Oliveira, o vereador Marcelo Maia, o ex-vereador Pedro Godinho e o atual secretário da Saúde, Décio Martins.

Após discursar, Décio Martins enalteceu Elsimar Coutinho e parabenizou o Ceparh pelo trabalho de planejamento com famílias e reprodução.

"Por ser o maior entusiasta e estudioso do tema, nada do que uma homenagem mais justa que essa. O Ceparh é um grande parceiro da secretária municipal da saúde. Aqui realizamos procedimentos como laqueadura, inserção de diu e também de vasectomia, mas o planejamento familiar vai além disso. Eu queria parabenizar o Ceparh e dizer que esse conjunto de ações precisa ser cada vez mais aprimorado".

O deputado estadual e ex-secretário da Saúde, Léo Prates, foi outro que subiu no palco para discursar. Após terminar sua fala, Prates também congratulou a clínica e falou sobre o homenageado na cerimônia.

"Hoje é dia de comemorar o legado do professor Elsimar Coutinho. Salvador vem investindo no planejamento familiar. Nós ampliamos a parceria com o Ceparh, inclusive de cirurgias de vasectomia e histerectomia para prevenir gravidez indesejada, para que as famílias possam se planejar, e essas pessoas que vem ao mundo sejam queridas, desejadas e tenham uma qualidade de vida melhor".

Uma das maiores descobertas de Elsimar foi ainda nos anos 60, quando ele revelou a criação do primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado. Apesar da polêmica repercussão gerada na época, o cientista continuou se dedicando às pesquisas na área e ainda lançou mais métodos contraceptivos injetáveis, pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.

Ele também desenvolveu uma série de medicamentos que vão desde fármacos para facilitar a gravidez até outros que impedem o parto prematuro e aborto espontâneo, além dos tratamentos de contracepção e de reposição hormonal em homens e mulheres.

Defensor do controle da natalidade através do planejamento familiar, ele criou o Centro de Pesquisa e Reprodução Humana (CEPARH). Além de atendimentos particulares e por convênio, o Centro atende gratuitamente pessoas carentes que necessitam de assistência.

Elsimar Coutinho faleceu em São Paulo, no dia 17 de agosto de 2020, vítima de complicações da Covid-19. Ele foi referência mundial em reprodução humana e planejamento familiar.

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

Tags

Notícias Relacionadas