NotíciasSaúdeMais 2 mortes por dengue são registradas na Bahia, número de óbitos chega a 16

Mais 2 mortes por dengue são registradas na Bahia, número de óbitos chega a 16

Novos casos fatais da doença foram registrados nesta sexta-feira (15)

| Autor: Redação

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A sexta-feira (15) foi marcada por um aumento nos casos fatais da dengue, no estado da Bahia. Mais dois óbitos oriundos da doença foram confirmados, ambos na cidade de Piripá, a 637 km de Salvador e, agora, o número de mortes pela dengue no estado chega a 16. Os números são confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

Até o momento, as cidades que confirmaram as perdas pela doença são, com as respectivas quantidades: Jacaraci (4), Piripá (3), Vitória da Conquista (3), Barra do Choça (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Antônio de Jesus (1), Santo Estêvão (1). Além das mortes por dengue, também houveram duas por chikungunya, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Os casos de zika não geraram óbitos na Bahia até então. 

A situação é crítica em vários estados brasileiros, e na Bahia o fluxo de preocupação com a epidemia do Aedes Aegypti segue no mesmo ritmo. Dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Sesab, mostram que 175 cidades da Bahia estão em estado de epidemia da dengue. Outras 67 estão em risco e 18 em alerta. Ao todo, são 54.790 casos prováveis da doença até o dia 14 de março de 2024. 

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, alguns óbitos por dengue também estão relacionados à falta de hidratação. “São mortes evitáveis, que, com o manejo clínico adequado, o paciente não evoluiria a óbito. Estamos dando apoio aos municípios em relação às orientações no tratamento dos pacientes”, garantiu.

Tags

Notícias Relacionadas