NotíciasSaúdeMais de 50 agentes de Endemias do CCZ participam de curso em Salvador

Mais de 50 agentes de Endemias do CCZ participam de curso em Salvador

O curso de qualificação visa preparar os Agentes de Endemias para eliminar o mosquito Aedes Aegypti em fase adulta

| Autor: Redação

Foto: SMS / Divulgação

Mais de 50 Agentes de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizam nesta semana o curso de formação para equipe de UBV sobre aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume, com equipamento acoplado a veículos. A qualificação acontece entre até esta sexta-feira (8), no Auditório da Escola Estadual de Saúde Pública. 

O curso de qualificação visa preparar os Agentes de Endemias para eliminar o mosquito em fase adulta, quando há maior fator de risco para transmissão das arboviroses: Zika, Dengue e Chikungunya. A aplicação de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV), através de equipamento acoplados a veículos, é um método eficiente que faz parte do programa de combate ao Aedes na sua forma adulta, sendo utilizado em casos suspeitos de arboviroses.  

A programação do curso apresenta a importância das ações de UBV acoplado a veículo, nas ações de controle das Arboviroses; os critérios para utilização de UBV acoplado a veículo no Estado da Bahia; a metodologia de aplicação de UBV; os Recursos Humanos envolvidos na ação de UBV; as normas para utilização do equipamento a UBV; aplicação espacial a Ultra Baixo Volume: uso do adulticida Cielo-ULV e métodos de aferição do tamanho e espectro de gotas.       

Além do planejamento da ação de UBV acoplado a veículo, com mapeamento cartográfico, será realizada uma atividade prática de campo no Território: Reconhecimento geográfico; Simulação de uma ação com circulação do veículo. Será promovida uma roda de conversa com o tema “Facilidades e dificuldades na execução da atividade prática de campo no Território”; e a medição da vazão e limpeza do equipamento de UBV costal e equipamento acoplado a veículo. 

De acordo com Isolina Miguez, coordenadora do CCZ, os conhecimentos adquiridos por meio do curso de formação são de grande importância no processo de formação de Agentes de Endemias, para que estejam cada vez mais qualificados e preparados para lidar com as mais diversas atividades que têm o objetivo de continuar mantendo Salvador referência nacional no controle das arboviroses. Para Cristina Guimarães, Subcoordenadora de Ações de Controle das Arboviroses, “esta é mais uma oportunidade de capacitação dos agentes que trabalham com esses equipamentos de UBV e revertidos em benefícios para a população soteropolitana, agregando assim no combate cada vez mais efetivo do controle vetorial no munícipio”. 

Com etapas teórica e prática, o curso promove de maneira geral atualização de conhecimentos acerca da utilização da UBV pesada, usados acoplados à veículos para controlar infestações do mosquito Aedes Aegypti em fase adulta, e presentes em determinados territórios. Quando há suspeita de infecções por Zika, Dengue e Chycungunya, o CCZ recebe a notificação através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, então, uma equipe é encaminhada rapidamente para realizar esse tipo de atividade direcionada.  

O Curso de Formação para Equipe de UBV do Município de Salvador sobre Aplicação de Inseticida a Ultra Baixo Volume com Equipamento Acoplado a Veículo é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio do Núcleo Regional de Saúde – Leste.  

Tags

Notícias Relacionadas