NotíciasSaúdeLeo Prates confirma surto de gripe em Salvador

Leo Prates confirma surto de gripe em Salvador

Secretário de Saúde ainda alerta para infestação de Aedes aegypti

| Autor: Redação
Leo Prates confirma surto de gripe em Salvador

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, confirmou um surto de gripe na capital baiana. A declaração foi dada nesta terça-feira (14), à TV Bahia.

Apenas neste ano, a SMS registrou 56 casos de Influenza H3N2 no município. O período desses casos não foi detalhado, mas a prefeitura chegou a abrir a vacinação contra a gripe para o público feral. A campanha, no entanto, foi fraca entre o público.

A remobilização das dos gripários, segundo Leo Prates, já está sendo avaliada para que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) não sofram mais com lotações. Ainda não há, contudo, previsão de quando o plano será colocado em prática.

Segundo o secretário, apesar do surto ainda não há um agravamento dos pacientes com gripe, por isso a medida mais urgente é testar as pessoas, para diferenciar quem está com Influenza A e quem está com Covid-19.

Prates também avaliou que três bairros têm índice de infestação preocupantes, com destaque para o bairro de Itapuã.

Vacinação contra a gripe

A vacinação contra a gripe permanece, mas apenas para grupos prioritários da campanha, como trabalhadores da Saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias).

Pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente também podem tomar a vacina.

A vacinação está disponível nos postos das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para vacinar, é preciso levar apenas o documento de RG ou o cartão de vacinação. Os postos também aplicam a segunda dose nas crianças vacinadas pela primeira vez neste ano.

Tags

Notícias Relacionadas