NotíciasSaúdeDoação de órgãos: autorização eletrônica é lançada na Bahia

Doação de órgãos: autorização eletrônica é lançada na Bahia

A autorização foi lançada na terça-feira (02) por cartórios de todo Brasil

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

Foi lançado na terça-feira (02) pelos cartórios de todo Brasil, um documento eletrônico que permitirá a oficialização da vontade de pessoas que querem ser doadoras de órgãos. A iniciativa foi anunciada por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil.

A partir deste momento, quem quiser se tornar doador de órgãos poderá preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer cartório de notas do Brasil e a emissão é gratuita.

As autorizações serão disponibilizadas em um sistema eletrônico e os profissionais de saúde terão acesso para comprovar o desejo do paciente que vier a óbito.

A doação do coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e o músculo esquelético poderá ser autorizada pelo cidadão.

Aqueles interessados na autorização eletrônica podem acessar o site da AEDO e preencher um formulário que irá ser enviado para o cartório que o cidadão escolher no momento do acesso, e então uma data será agendada pelo cartório uma videoconferência, e então o cidadão será identificado e assinará um documento eletronicamente, este documento ficará armazenado no Sistema Nacional de Transplantes. 

Tags

Notícias Relacionadas