NotíciasSaúdeDescubra qual é o tempo para uma terapia fazer efeito

Descubra qual é o tempo para uma terapia fazer efeito

Pesquisa indica quantas sessões são necessárias para obter o resultado

| Autor: Redação

Foto: Foto Ilustrativa/Canva

O tempo da eficácia de uma terapia é bem complexa. Questões sobre a duração de um tratamento psicológico são comuns nos consultórios dos profissionais, segundo o portal Extra.

"O principal a saber é que a terapia ajuda você a se sentir emocionalmente melhor. É um espaço em que se pode falar livremente e expressar as emoções. As pessoas adquirem ferramentas para lidar com as situações que enfrentam diariamente", explica a psicóloga Julieta Fabi.

"Muitos ainda imaginam um psicólogo sentado atrás de um divã, enquanto a pessoa deita e conta o que está acontecendo, mas a psicologia é um campo muito amplo que vai além da psicoterapia", esclarece Fabi.

No entanto, ela acrescenta que, embora haja diversas abordagens que estudem a mente humana, todas têm uma base geral, apenas o foco que está em aspectos diferentes.

"Essa diversidade faz com que o tipo de terapia escolhida por uma pessoa seja mais específica em alguns aspectos e ajude a resolver seus próprios problemas", explica.

Em geral, as pesquisas mostram que a maioria das pessoas faz apenas uma sessão de terapia psicológica ao longo da vida. Essa primeira consulta com o profissional de saúde mental geralmente se concentra em fazer perguntas introdutórias sobre a vida do paciente, não em fornecer um suporte substancial. Então, como resultado, pode não levar a pessoa a continuar o tratamento.

A maioria dessas pessoas que busca ajuda alega se sentir desencorajada por aqueles que afirmam que a terapia é algo que "deve ser feito para a vida toda". No entanto, alguns terapeutas e pacientes questionam essa ideia e defendem que é possível obter resultados positivos desde o início do tratamento. A duração do tratamento de problemas psicológicos varia de uma pessoa para outra, destacam os profissionais da Sociedade de Psicologia Americana (APA). Segundo eles, o tratamento (tipo e duração) sempre deve ser adaptado à natureza e gravidade das dificuldades apresentadas pela pessoa.

"Problemas agudos geralmente exigem menos sessões de tratamento do que condições crônicas. Outro fator a ser considerado para a duração é o tipo de tratamento fornecido, pois alguns tendem a oferecer menos sessões que outros", eles explicam.

De acordo com a APA, várias pesquisas recentes indicam que, em média, são necessárias de 15 a 20 sessões para que 50% dos pacientes percebam melhora. Além disso, eles acrescentam que, na prática, pacientes e terapeutas às vezes preferem continuar o tratamento por períodos mais longos para alcançar um "fechamento" mais completo dos sintomas e sentir-se confiantes nas habilidades adquiridas para manter os benefícios do tratamento.

"Acredito que muitas vezes, dar o passo inicial de marcar uma consulta já traz certo alívio para a pessoa. O fato de se mobilizar e dar espaço para aquilo que está acontecendo já tem um efeito positivo", estaca a psicóloga Ludmila Bosco.

Além disso, ela acrescenta que é fundamental que o paciente entenda que a melhora na terapia não vem de se livrar do sintoma rapidamente, mas de acolhê-lo, dar-lhe um lugar, reconhecê-lo como parte de si mesmo e entender como isso se relaciona consigo mesmo. Além disso, a profissional afirma que, em vários pacientes, é impossível determinar a data de resolução do desconforto, pois à medida que a terapia avança, surgem novos temas e são elaboradas outras questões diferentes do motivo inicial da consulta.

“Venho porque quero resolver todos os meus problemas"; "quero voltar a me sentir feliz"; "busco resultados rápidos"; "preciso que o psicólogo me diga o que fazer" são algumas das frases ou pedidos mais comuns feitos pelos pacientes na primeira sessão, de acordo com as especialistas citadas.

"Os pacientes buscam mudanças notáveis em um tempo recorde, quando, na verdade, a terapia é um processo, uma intervenção individualizada e personalizada entre o paciente e o especialista, e, portanto, estabelecer um prazo de conclusão se torna uma tarefa quase impossível", esclarece Fabi. Ela também acrescenta que a duração do tratamento depende de variáveis como o tipo de terapia, o paciente, a adesão ao tratamento e a regularidade das sessões.

Além disso, outro elemento que não deve ser negligenciado ao medir a eficácia de um tratamento é o vínculo entre o profissional e o paciente. Um artigo publicado pela APA descreve como o relacionamento terapêutico é fundamental para melhorar a terapia. Nele, são fornecidos alguns pontos a serem considerados ao iniciar um tratamento psicológico:

Tags

Notícias Relacionadas