NotíciasSaúdeCrianças se vacinam contra a poliomielite em Salvador

Crianças se vacinam contra a poliomielite em Salvador

No total, 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana vão aplicar os imunizantes

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha/Secom

Salvador deu início, nesta segunda-feira (8), à vacinação de crianças de até 5 anos contra a poliomielite. A estratégia, que faz parte da campanha nacional contra a doença, tem como meta vacinar pelo menos 95% das crianças incluídas na faixa etária, residentes no município.

No Complexo Municipal de Saúde Dr. Clementino Fraga (5º Centro de Saúde), nos Barris, o movimento foi tranquilo no primeiro dia de vacinação. A técnica de enfermagem Brígida Martins do Nascimento aproveitou a calmaria para trazer o pequeno Ibrahim Costa do Nascimento, de 2 anos, para receber o imunizante. "Estou sempre atenta às campanhas de vacinação, atualizando a caderneta dele, para prevenir todas as doenças possíveis ainda na infância. É a forma de estar sempre protegendo meu filho", contou.

Moradora da Graça, Natália Rocha também procurou a unidade de saúde para vacinar seu filho de 2 anos, Mateus Rocha. "É muito importante para prevenir as doenças nessa fase da vida. Vi no jornal de manhã que teria essa campanha e aproveitei para trazê-lo logo. Quero garantir que ele esteja com a caderneta de vacinação sempre atualizada. Todos deveriam trazer seus filhos para deixar os pequenos protegidos", reforçou.

Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral), também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.

Multivacinação – Além da campanha de vacinação contra a poliomielite, também teve início nesta segunda-feira a de multivacinação, para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Na multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis para o público doses de imunizantes da Tríplice viral, Tetraviral, DTP, HPV quadrivalente, meningocócica conjugada (ACWY), Pneumocócica 10 e BCG, dentre outras.

No total, 156 salas de vacinas instaladas nos postos de saúde da rede básica soteropolitana vão aplicar os imunizantes, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. São esperadas mais de 152 mil crianças menores de 5 anos, na estratégia contra pólio e outros 497 mil jovens, com idade inferior a 15 anos, para atualização de multivacinação. Ambas estratégias de imunização seguem na capital até 9 de setembro. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação.

Tags

Notícias Relacionadas