NotíciasSaúdeCom baixo estoque, Bancos de Leite Humano (BLH) de Salvador precisam de doadoras

Com baixo estoque, Bancos de Leite Humano (BLH) de Salvador precisam de doadoras

Maternidade Climério de Oliveira, localizado em Salvador, convida lactantes para contribuírem com o estoque de leite

| Autor: Redação

Foto: Divulgação

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. A data também chama a atenção da sociedade para a importância da doação de leite para os Bancos de Leite Humano (BLH).

Nesta quinta, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira, localizado em Salvador, convida lactantes para contribuírem com o estoque de leite, que está abaixo do necessário para atender a demanda. Atualmente, a maternidade tem 50 litros de leite humano, quando o ideal seriam 120 litros.

Para doar, a lactante precisa estar saudável, produzir mais leite do que o necessário para o seu bebê, preencher um formulário e enviar os exames mais recentes, realizados durante o período de pré-natal.

Após a aprovação do cadastro, o Banco de Leite vai orientar a lactante sobre a ordenha, a coleta e o armazenamento do leite. Qualquer quantidade pode ser doada. Além disso, não é necessário sair de casa para doar. O banco entrega os frascos para armazenamento e todas as semanas, com apoio do Corpo de Bombeiros da Bahia, recolhe os frascos com o leite doado em atendimento domiciliar.

Mais informações sobre a doação no Banco de Leite Humano da Maternidade Climério de Oliveira estão disponíveis no telefone (71) 3283-9264. O banco fica na Rua Limoeiro, no bairro de Nazaré.

O que é o BLH
O BLH é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência das mães e dos bebês durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado voluntariamente por mães.

Os bebês prematuros, considerando a sua condição de saúde e de internação, têm dificuldades de sugar o leite materno. Por isso, o leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de crianças internadas que, por algum motivo, não podem ser amamentadas diretamente no seio materno. A doação de leite materno pode ser feita por mães saudáveis que estejam amamentando seus filhos. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês. 

“O leite materno protege contra infecções importantes e evita que crianças prematuras  tenham complicações, e traz diversos benefícios para os bebês prematuros e de uma forma geral. Mas, em especial para os bebês de risco que estão mais propensos ao óbito, por conta da fragilidade em que se encontram”, disse a coordenadora do Centro de Aleitamento e Banco de Leite da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp),  professora Kelly Pereira Coca. 

A bióloga e doula [profissional que acompanha a gestante durante a gravidez, parto e período pós-parto], Luana da Silva Freitas, de Ouro Preto (MG), conta a experiência de doar. “Doar leite materno é uma via de mão dupla porque favorece a pessoa que está doando, no sentido de esvaziamento dos seios, já que evita algumas alguns problemas como a mastite, facilitando assim a amamentação do bebê, e ajuda bebês prematuros que não podem, por inúmeras razões, receber o leite materno da sua mãe”. 

Onde doar
Além da Maternidade Climério de Oliveira, outros bancos de leite recebem doações em Salvador. Confira a lista:

  • Banco de Leite do Hospital Geral Roberto Santos; Endereço: Estrada do Saboeiro, Cabula; Telefone: 3117-7851
  • Banco de Leite Humano da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto; Endereço: Rua Marques de Maricá , Pau Miúdo; Telefone: 71-3111-9350
  • Banco de Leite Humano do IPERBA; Endereço: Rua Teixeira de Barros, 72 Brotas; Telefone: 71-3116-5118
  • Posto de coleta de leite humano da maternidade Tysilla Balbino; Endereço: Ladeira de Quintas dos Lázaros , S/N, 00 Baixa de Quintas; Telefone: 71-3116-2086

Tags

Notícias Relacionadas