NotíciasSaúdeCientistas criam pirulito que dá diagnóstico de câncer na boca; veja

Cientistas criam pirulito que dá diagnóstico de câncer na boca; veja

Pirulito é feito de hidrogel e coleta proteínas que servem como biomarcadores da doença

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

Uma nova ideia está em desenvolvimento pela comunidade científica. Os cientistas do Reino Unido, da Universidade de Birmingham, estão confeccionando um pirulito capaz de detectar o câncer de boca antes que os pacientes apresentem os sintomas.

No cenário atual, o diagnóstico da doença na região bucal é realizado a partir da avaliação de sintomas, com a confirmação por biópsia. O pirulito seria uma opção indolor e mais rápida para o paciente que precisa de um parecer imediato. 

O íten é feito com um hidrogel inteligente. A ideia é que o paciente chupe o pirulito para transferir amostras de saliva para o hidrogel. O material guardaria proteínas que seriam analisadas em laboratório para concluir-se a possibilidade delas serem biomarcadores de câncer. 

“Os hidrogéis inteligentes têm um potencial realmente interessante para diagnosticar o câncer de boca. Eles podem ser facilmente moldados em formas sólidas para ‘capturar’ proteínas na saliva. Estamos muito entusiasmados em iniciar a próxima fase deste projeto”, diz Ruchi Gupta, professora e uma das idealizadoras do projeto. 

As biópsias e as endoscopias nasais são as formas padrões de se diagnosticar o câncer de boca, mas requerem grande habilidade para serem realizadas e costumam gerar desconforto nos pacientes. 

“Este projeto é um primeiro passo emocionante em direção a uma maneira totalmente nova de identificar precocemente a doença. Queremos um teste alternativo preciso, mais rápido e mais gentil, que possa nos ajudar a diagnosticar casos de câncer de boca mais cedo”, afirma Iain Foulkes, diretor executivo de pesquisa e inovação de Cancer Research UK. 

Tags

Notícias Relacionadas