NotíciasSaúdeAnvisa identifica dois casos da variante Ômicron no Brasil

Anvisa identifica dois casos da variante Ômicron no Brasil

Contaminados são marido e esposa, ambos de São Paul

| Autor: Redação

Foto: Itamar Crispin/Fiocruz


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na tarde desta terça-feira (30), que recebeu resultados preliminares mostrando que dois brasileiros estão com a variante Ômicron do coronavírus.

“Um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo”, registra a nota da agência.

Os contaminados são marido e esposa, ambos de São Paulo. O homem voltou ao Brasil da África do Sul no dia 23 de novembro, antes da notificação mundial da identificação da nova variante, ressaltou a agência. O Ministério da Saúde e o governo paulista já foram informados, para tomarem as medidas cabíveis para controle do contágio.

De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. A Anvisa também oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo sobre o evento em saúde identificado na data de hoje para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.


 

Tags

Notícias Relacionadas