NotíciasSaúde Anemia ferropriva: conheça a condição que acomete a ex-BBB Viih Tube

Anemia ferropriva: conheça a condição que acomete a ex-BBB Viih Tube

A condição da influenciadora por deficiência de ferro (ferropriva) acomete mais de 50% dos casos globais de anemia

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Instagram

A ex-BBB Viih Tube, de 21 anos, compartilhou com os seus seguidores a informação de que está com anemia. Na última semana, a youtuber informou que realizou exames por conta do sono excessivo. "Estava com muito sono (...) Fui fazer check-up e descobri que estou anêmica", disse em seus stories do Instagram.

A condição da influenciadora por deficiência de ferro (ferropriva) acomete mais de 50% dos casos globais de anemia, de acordo com um artigo publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia. O Varela Net recolheu algumas informações sobre o problema. Confira:

Definição e diagnóstico

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a anemia como uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sange está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. As anemias podem ser provocadas pela de vários nutrientes, como ferro, vitamina B12, proteínas e zinco. 

De acordo com o médico ginecologista Dr. Jorge Valente, a detecção da anemia ferropriva, que acomete a influenciadora, é feita por meio de exames laboratoriais de sangue. Além disso, o profissional afirma que o a condição afeta, na maior parte das vezes, as mulheres. “Isso ocorre principalmente devido ao sangramento menstrual excessivo”, explica o médico. 

Sintomas

  • Fadiga;
  • Queda de rendimento nas atividades do cotidiano;
  • Cansaço;
  • Distúrbios do sono;
  • Dificuldade de concentração. 
     

Prevenção

“A melhor maneira de prevenir a anemia é ter uma boa ingesta de alimentos que tenham ferro, vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B12, folato e vitamina C, sendo estas últimas as principais fixadoras do ferro, pois atuam na facilitação da sua absorção. Além disso, nas mulheres que possuem fluxo menstrual excessivo a regularização do ciclo menstrual também é um fator de proteção contra a anemia.”, explica o ginecologista. 

Por fim, o médico salienta a importância do ferro para o bom funcionamento do organismo. “O ferro é um mineral vital para o nosso organismo, pois é responsável pelo transporte do oxigênio e fabricação de DNA. O cansaço, que é um dos sintomas comuns da anemia é decorrente justamente da deficiência desse transporte para todas as células e tecidos”, destaca o Dr. Jorge Valente. “A deficiência no transporte de oxigênio também afeta a fabricação de neurotransmissores e, por isso, a anemia pode afetar memória, cognição, sono e inclusive a regeneração das células, podendo dificultar a cicatrização e a formação das estruturas celulares”, completa o ginecologista. 

Tags

Notícias Relacionadas