NotíciasPolíticaVídeo: Câmara dos Vereadores derruba veto de Reis e gera confusão no local

Vídeo: Câmara dos Vereadores derruba veto de Reis e gera confusão no local

Vereador acusa Geraldo Jr. de ser "tirano"

| Autor: Redação

Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (9), a Câmara Municipal de Salvador (CMS) derrubou o veto do prefeito Bruno Reis (UB) que cancelava o reajuste a ser concedido aos agentes comunitários de saúde. Após a medida, o clima esquentou no local e alguns vereadores protagonizaram cenas lamentáveis. 

Geraldo Júnior (MDB), presidente da Casa, abriu a sessão com 22 membros, número suficiente para colocar em pauta a derrubada do veto.

Logo após uma confusão foi iniciada e envolveu o líder do governo na CMS, vereador Paulo Magalhães Júnior (UB). Ele foi contido ao tentar ir na direção de Geraldo Júniorr. Diante da situação, o presidente da Câmara encerrou a sessão.

Em nota, Paulo Magalhães se pronunciou sobre o caso e chamou Geraldo de “tirano”.

“O que Geraldo está fazendo é criminoso e muito grave, sem quaisquer precedentes na história da Câmara. Nunca houve um presidente que descumpriu tanto o Regimento e a Lei Orgânica do Município. Geraldo age como um tirano, um ditador, que não respeita nenhuma lei apenas para atender aos seus próprios interesses”, criticou.

Por sua vez, Geraldo Júnior rebateu as declarações, lamentou a tentativa de agressão, porém, afirmou estar satisfeito com a decisão tomada.

"O regimento foi honrado. São milhares de trabalhadores que necessitam do apoio desta casa. O que vale é a minha consciência com Deus, com os trabalhadores e trabalhadoras, independentemente de política. Vou continuar defendendo esta casa e a minha resposta está aí, a minha satisfação está aí (...) Nós conseguimos colocar mais de 22 vereadores no plenário, e vencemos a derrubada do veto", respondeu o presidente da CMS.

Emenda 120

Em maio, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional (EC) 120, que prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022) para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em todo país. Salvador é a única capital brasileira e única cidade da Bahia que não paga o Piso Nacional Salarial aos profissionais. Atualmente, na capital do estado, a categoria tem como salário-base inicial R$ 877,07.

"São as vidas de 3.440 de famílias de Salvador que estão em jogo. A gente vê no interior da Bahia, em sua totalidade, aprovando em sua Câmaras de Vereadores o cumprimento da Emenda Constitucional. Infelizmente, a capital que deveria ser exemplo, está neste impasse", completou Enádio, deixando explícita a sua indignação.

Leia mais:

Em luta por reajuste há 7 anos, agentes de saúde fazem novo protesto em Salvador

 

Tags

Notícias Relacionadas