NotíciasPolíticaTSE exclui de grupo de fiscalização coronel que divulgou fake news

TSE exclui de grupo de fiscalização coronel que divulgou fake news

O ofício enviado nesta segunda-feira é assinado pelo presidente do TSE, Luiz Edson Fachin

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) optou por excluir do grupo de fiscalização do processo eleitoral o coronel do Exército Ricardo Sant'Anna. 

Nesta segunda-feira, em ofício enviado ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o TSE informou que o coronel será excluído do grupo por ter divulgado fake news nas redes sociais sobre as urnas eletrônicas.

A informação que o coronel estava divulgando fake news das urnas foi divulgada na semana passada pela coluna Rodrigo Rangel, do site Metrópoles. 

O ofício enviado nesta segunda-feira é assinado pelo presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, e pelo vice-presidente do tribunal, Alexandre de Moraes.

"Conquanto partidos e agentes políticos tenham o direito de atuar como fiscais, a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito. Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais", diz trecho do ofício.

Tags

Notícias Relacionadas