Tarcísio ironiza crise do metanol: “No dia que falsificarem Coca-Cola, vou me preocupar”
Comentário do governador de São Paulo foi criticado pela oposição

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas |Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Durante uma coletiva nesta segunda-feira (6), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma declaração que chamou atenção ao tratar dos casos recentes de intoxicação por metanol ligados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
“No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, vou me preocupar. Ainda bem que não chegaram nesse ponto”, afirmou, em tom bem-humorado.
Ele comentou que os maiores fabricantes de bebidas, justamente os alvos de falsificações, estiveram presentes na reunião com o governo estadual e expressaram disposição para colaborar nas investigações. Segundo Tarcísio, isso indicaria que há abertura da indústria em ajudar a apurar os casos.
O governador preferiu evitar especulações mais radicais sobre medidas extremas, dizendo que o tema da falsificação de bebidas não é “sua praia”, mas enfatizou a gravidade da situação envolvendo metanol. Ele disse: “Ainda bem que não chegaram nesse ponto” ao falar da hipotética falsificação de produtos tão comuns quanto a Coca-Cola.
O estado paulista concentra a maior parte dos casos notificados no país: dos 217 levantados até então, muitos estão em São Paulo, com 15 confirmados e dezenas em investigação. Dois óbitos por intoxicação com metanol já foram confirmados no estado. A fiscalização prossegue com apoio do governo e do setor de bebidas.