NotíciasPolíticaSenado cria CPI para combater crime organizado após megaoperação no Rio de Janeiro

Senado cria CPI para combater crime organizado após megaoperação no Rio de Janeiro

Anúncio se dá em meio a uma megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho

| Autor: Redação - Varela Net
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre |Foto: Pedro Gontijo / Presidência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o crime organizado no Brasil. O anúncio se dá em meio a uma megaoperação policial no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, que deixou ao menos 119 mortos, conforme o governo estadual.

“Determinei a instalação da CPI do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4), em entendimento com o senador Alessandro Vieira. A comissão irá apurar a estruturação, a expansão e o funcionamento do crime organizado, com foco na atuação de milícias e facções. É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse Davi Alcolumbre por meio de uma nota.

Anteriormente, o senador Alessandro Vieira (MDB) já havia se manifestado nas redes sociais sobre a criação da CPI.

Planos para assassinar mais autoridades em SP, guerra urbana com dezenas de mortos em 24 horas no RJ, avanço das facções no Norte e Nordeste, tudo consequência de décadas de abandono pelo poder público, corrupção e incompetência”, escreveu.

Essa tragédia tem solução, como mostram exemplos dentro e fora do Brasil, mas a construção de caminhos vai exigir coragem, conhecimento técnico, espírito público e união de esforços entre municípios, estados, União e sociedade civil. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional”, completou o parlamentar.

Tags

Notícias Relacionadas