NotíciasPolíticaSaiba quem é Daniella Marques, nova escolha de Bolsonaro para presidir a Caixa

Saiba quem é Daniella Marques, nova escolha de Bolsonaro para presidir a Caixa

Marques é braço direto de Paulo Guedes (Economia)

| Autor: Redação

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Após a saída de Pedro Guimarães do comando na Caixa, o presidente Jair Bolsonaro (PL), já cuidou em escolher uma substituta. O nome apontado para ficar à frente da presidência da Caixa, é Daniella Marques, pessoa de maior confiança do ministro Paulo Guedes (Economia), com quem já trabalhava no mercado financeiro antes de integrar no atual governo. 

Guedes e Daniella entraram juntos no projeto de Bolsonaro, ainda durante a campanha de 2018, e assumiram cargos já no primeiro dia em que Bolsonaro começou a administrar. 

Marques é chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministro da Economia, e teve uma atuação intensa nos bastidores das negociações políticas, função que ainda exerce de maneira informal. 

Sendo braço direito de Guedes, ela passou a representar o ministro da Economia em conversas com as cúpulas da Câmara e do Senado, desde que Rodrigo Maia (PSDB-RJ) presidia as Casas, e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), logo após.

Além de ter sido defendida por Guedes como pessoa credenciada a assumir a Secretaria de Governo, Marques se colocou à disposição para assumir o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no lugar de Joaquim Levy, que pediu demissão em junho de 2019 após ser alvejado por críticas de Bolsonaro. A nomeação, porém, acabou indo para Gustavo Montezano.

O programa "Brasil Pra Elas" foi criado por Daniella, a iniciativa era voltada para o empreendedorismo feminino, e sua ação foi dada do Dia da Mulher, momento em que aliados de Bolsonaro veem a rejeição feminina como obstáculo à sua reeleição.

Marques é formada em Administração pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro e com MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ, atuou por 20 anos no mercado financeiro, e na área de gestão independente de fundos. Também foi sócia-fundadora e diretora de fundos de investimentos antes de ingressar no governo.
 

Tags

Notícias Relacionadas