Rui Costa ironiza cenário político de 2026: “Lula enfrentará 50 tons de Bolsonaro”
Ministro da Casa Civil diz que todos os candidatos da direita são variações do ex-presidente

Ministro da Casa Civil, Rui Costa ao lado do Presidente Lula |Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante participação no programa Roda Viva, exibido nesta segunda-feira (7) pela TV Cultura, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), fez uma crítica bem-humorada ao cenário político que se desenha para as eleições de 2026. Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá enfrentar uma multiplicidade de candidatos da direita, todos com características semelhantes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Na política, já dá trabalho organizar o seu time. Se você quiser organizar o time adversário, a chance de sucesso é menor. No ano que vem, o presidente Lula irá enfrentar ‘50 tons de Bolsonaro’. Todos os candidatos da direita são variações do Bolsonaro. São diferenças e nuances de um mesmo tom”, afirmou Rui Costa, em tom irônico, durante a entrevista.
A fala do ministro reforça a avaliação de que o campo conservador deve apresentar nomes diferentes, mas alinhados ideologicamente ao bolsonarismo.
Além das análises sobre o cenário nacional, Rui Costa também tem movimentado os bastidores da política baiana. Cotado como pré-candidato ao Senado em 2026, sua possível entrada na disputa tem causado tensão na articulação da chapa majoritária no estado. Os senadores Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), ambos com mandato até 2030, já manifestaram interesse em disputar a eleição, o que deve acirrar as negociações dentro do grupo governista.