“Revela o momento das campanhas”, diz ex-presidente do PT sobre pesquisas
Everaldo Anunciação falou com exclusividade com a equipe do Varela Net sobre o cenário político local e a pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia

Foto: Divulgação
A Bahia conhecerá o novo governador no mês de outubro. Depois de oito anos com Rui Costa (PT) no cobiçado Palácio de Ondina, as primeiras pesquisas de intenção de voto para a sucessão estadual apontam o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na liderança para assumir o governo da Bahia.
Entretanto, para Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT baiano, a pesquisa é nada mais que o retrato do momento das campanhas.
Presente no evento de inauguração da Policlínica de Escada, no subúrbio de Salvador, na última semana, o ex-dirigente petista conversou com a reportagem do Varela Net e mostrou confiança no histórico recente do partido no estado, além de apostar no crescimento na candidatura do ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, escolhido pelo PT após o recuo do senador Jaques Wagner.
“Eu acho que pesquisa revela o momento das campanhas, e a gente não pode dar como um fator determinante para uma eleição. Agora, nós temos um histórico na Bahia. Foi assim em todas as eleições, início de Wagner, a primeira de Rui, e a primeira de Jerônimo. Jerônimo é um trabalhador do serviço público, um professor da universidade, e não era conhecido, e eu acho que esse processo de construção de conhecimento vai dar a ele essa musculatura para a disputa eleitoral”, disse Everaldo, que ainda destacou que Jerônimo faz parte de um projeto liderado pelo ex-presidente Lula, que aparece na primeira colocação nos levantamentos para o Palácio do Planalto.
Questionado pela reportagem se acredita na possibilidade de uma vitória de Jerônimo no primeiro turno, como aconteceu com Jaques Wagner (2006 e 2010) e com Rui Costa (2014 e 2018), Everaldo disse que é “muito cedo” para cravar o resultado, embora aposte em um bom desempenho a nível estadual e nacional.
“Agora, é claro que Jerônimo faz parte de um projeto que o Brasil quer de volta, que é Lula. Lula lidera todas as pesquisas, em todas as regiões, e aqui no Nordeste em especial. Ainda temos aqui um outro centro avante, que é o Rui (Rui Costa), que é uma demonstração de aceitação no estado, de trabalho, de resultado, de cuidar de gente. Então, esse time, junto com Otto Alencar e agora com a vinda de Geraldinho (Geraldo Júnior), com essa experiência da Câmara, acho que dá um formato de que a expectativa do povo baiano de continuidade não para fazer o mesmo, mas para fazer mais. Se é no primeiro ou no segundo turno, é muito cedo, estamos passando um momento muito difícil no país, muita miséria, desemprego, carestia, e as pessoas precisam é disso para sobreviver. Mas, também com a capacidade de analisar o futuro, eu acredito que essa eleição, nós temos chances concretas e sair vitoriosos no Brasil e na Bahia”, afirmou.
O PT lançou a pré-candidatura do senador Jaques Wagner, que governou a Bahia entre 2007 e 2014, ao governo da Bahia. Porém, em março deste ano, o petista desistiu de tentar um terceiro mandato. Após decisão interna, Jerônimo Rodrigues acabou sendo o escolhido pela base.