NotíciasPolíticaPT oficializa candidatura de Lula à presidência da República

PT oficializa candidatura de Lula à presidência da República

Petista, que tenta o terceiro mandato no Palácio do Planalto, terá o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice

| Autor: Redação

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O PT oficializou o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pelo Palácio do Planalto, em convenção realizada no centro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (21). 

O evento não contou com a presença do líder petista, que cumpre agenda em Pernambuco. A mesma convenção oficializou ainda o nome do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como vice, indicado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Formando uma federação (Brasil da Esperança) com o Partido Verde (PV) e com o Partido Comunista do Brasil (PCdobB), o PT terá o primeiro candidato pelo novo modelo de aliança partidária. 

Leia também:

Lula é alertado sobre possível espionagem da Abin, diz coluna

É a sexta vez que o ex-presidente disputa a presidência da República. O petista concorreu pela primeira vez em 1989, sendo derrotado no segundo turno pelo ex-governador de Alagoas, Fernando Collor de Melo (PRN). Em 1994, Lula tentou novamente, sendo derrotado no primeiro turno por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), cenário que se repetiu em 1998. Lula foi eleito em 2002, quando venceu o ex-ministro José Serra (PSDB), e reeleito em 2006, quando derrotou Alckmin, hoje seu companheiro de chapa, na época filiado ao PSDB. Lula ainda tentou concorrer a um terceiro mandato em 2018, quando estava preso, mas foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa.

O registro das candidaturas deve acontecer até o dia 15 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Tags

Notícias Relacionadas