NotíciasPolíticaPF encontra anotações de Bolsonaro sobre Trump e invasões ao Capitólio e 8 de Janeiro

PF encontra anotações de Bolsonaro sobre Trump e invasões ao Capitólio e 8 de Janeiro

Papéis apreendidos na sede do PL trazem referências a Trump, “lawfare” e à inelegibilidade do ex-presidente

| Autor: Redação Varela Net
PF encontra anotações de Bolsonaro sobre Trump e invasões ao Capitólio e 8 de Janeiro

Foto: Alan Santos / Agência Brasil

Durante uma operação de busca e apreensão na sede do Partido Liberal (PL), em julho, a Polícia Federal (PF) localizou anotações manuscritas de Jair Bolsonaro que faziam menções diretas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os papéis estavam sobre a mesa do ex-presidente e continham expressões como “DT e JB” (referência às iniciais de Trump e Bolsonaro), “Trump e equipe validaram o convite”, “JB alinhado DT” e “JB — Trump — Último”.

Segundo investigadores ouvidos pelo portal Metrópoles, essa última anotação indicaria que Bolsonaro se vê, ao lado de Trump, como um dos “últimos líderes” do conservadorismo mundial.

Outros trechos encontrados reforçam temas recorrentes no discurso do ex-presidente e de seus apoiadores. Entre eles, a expressão “Lawfare — ativismo judicial”, usada por bolsonaristas para acusar o sistema de Justiça de agir com motivação política.

Uma das anotações, “JB – + popular do BR cuja exclusão p/26 é afronta aos princípios democráticos”, faz menção à inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que impede Bolsonaro de disputar eleições até 2030.

Também foram identificadas referências a eventos emblemáticos, como “06/08 – jan”, considerada uma possível alusão tanto ao 6 de janeiro de 2021, data da invasão ao Capitólio nos Estados Unidos, quanto ao 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília. Outro apontamento curioso dizia apenas “tiro x facada”.

De acordo com a PF, todos os registros foram feitos antes da condenação de 27 anos e três meses imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar disso, as anotações não foram incluídas nos inquéritos que investigam o ex-presidente.

Tags

Notícias Relacionadas