Pesquisa Quaest mostra Lula líder no 1º turno e empate com Tarcísio no 2º turno
Pesquisa testou quatro cenários para o primeiro turno e oito para o segundo

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Levantamento da Quaest divulgado nesta quinta-feira (17) aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança de todos os cenários simulados de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026. No segundo turno, Lula venceria todos os nomes testados, com exceção do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empata no limite da margem de erro.
A pesquisa testou quatro cenários para o primeiro turno e oito para o segundo. Além de Lula, foram incluídos nomes como Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil).
Esta é a primeira vez, desde março, que Lula aparece numericamente à frente de Bolsonaro em uma eventual disputa de segundo turno. No levantamento anterior, divulgado em junho, os dois estavam empatados, com 41% das intenções de voto. Agora, Lula tem seis pontos de vantagem.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o desempenho de Bolsonaro pode ter sido afetado negativamente pela associação ao "tarifaço" imposto por Donald Trump ao Brasil. "As simulações de segundo turno mostram os efeitos negativos da associação de Bolsonaro ao tarifaço de Trump contra o Brasil. Na pesquisa anterior, ele e Lula estavam numericamente empatados, com 41% cada. Agora, Lula abriu 6 pontos de vantagem", avaliou.
Tarcísio também teve queda: em junho, estava um ponto atrás de Lula; agora, aparece quatro pontos atrás, ainda dentro da margem de erro.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho com 2.004 pessoas em 120 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.