NotíciasPolíticaPesquisa Datafolha aponta que 58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição

Pesquisa Datafolha aponta que 58% dos brasileiros são contra o fim da reeleição

Cerca de 6 a cada 10 pessoas concordam com a possibilidade de um segundo mandato

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Freepik

Aproximadamente seis a cada dez pessoas foram contra o fim da reeleição para governadores, prefeito e presidente. Segundo o Datafolha, 41% daqueles que participaram da entrevista são a favor da impossibilidade de reeleição. O restante não soube responder.

Ainda segundo o Datafolha, pessoas de 16 a 24 anos compõem o grupo de apoio à reeleição, cerca de 71% deles são contra o fim dela. Indo contra isso, 47% dos mais velhos defendem o fim da possibilidade de reeleição.

A maioria dos petistas e os bolsonaristas concordam com a possibilidade de reeleição, cerca de 67% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e 54% dos simpatizantes do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro concordam que deve existir a possibilidade de um segundo mandato.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, foi o responsável pela entrega da tese de fim da reeleição. O senador Jorge Kajuru foi o autor da Proposta de Emenda à Constituição.

A medida, se passar, terá validade a partir de 2027, sendo assim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia concorrer a uma segunda reeleição. A unificação do calendário eleitoral é outro ponto discutido, que são as eleições coincidentes para todos os cargos que ocorreriam no mesmo ano.

A emenda constitucional da reeleição existe desde 1997 quando foi aprovada pelo Congresso Nacional e consequentemente a maioria dos presidentes foram reeleitos, nesta lista entra o FHC que foi reeleito em 1998, o Lula que foi reeleito em 2006 e Dilma que foi reeleita em 2014.

Tags

Notícias Relacionadas