Pesquisa aponta que brasileiros culpam mais Bolsonaro que Lula por tarifa imposta por Trump
Estudo levou em consideração apenas os 74% dos participantes que disseram estar informados sobre o tema

Foto: Isac Nóbrega/PR e Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um levantamento realizado pelo instituto PoderData, divulgado nesta quinta-feira (31), revelou que 46% dos brasileiros que conhecem as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros atribuem a responsabilidade pelo aumento à família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo os dados, 32% dos entrevistados responsabilizam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 23% afirmaram não saber quem culpar.
O estudo levou em consideração apenas os 74% dos participantes que disseram estar informados sobre o tema. A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 28 de julho, com 2.500 pessoas de 182 municípios, por meio de ligações telefônicas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A medida tarifária foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no último dia 9 de julho. O decreto formalizando a imposição das tarifas foi assinado em 30 de julho, com previsão de entrada em vigor a partir do dia 6 de agosto.
No documento, Trump justifica a decisão alegando que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria sendo alvo de uma suposta perseguição política, o que, segundo ele, motivou a adoção das tarifas sobre produtos brasileiros.