Partido dos Trabalhadores realiza eleições internas para escolher novos dirigentes em todo o país
Serão escolhidas as lideranças a nível municipal, estadual e nacional

Lula, presidente da República, registrando seu voto nas eleições do PT |Foto: Reprodução/Redes sociais
Neste domingo (6), o Partido dos Trabalhadores (PT) realiza em todo o país o Processo de Eleições Diretas (PED), que escolherá as novas lideranças do partido a nível municipal e estadual, além de eleger o novo presidente nacional. As votações, que ocorrem de forma presencial, tiveram início às 9h, no horário local de cada município, e vão até as 17h.
Estão aptos para votar todos os filiados e filiadas registrados até 28 de fevereiro de 2025, e que estejam com sua situação regular no sistema do partido (Sisfil). A votação para a Presidência e chapas nacionais também acontecerão para filiados no exterior.
Os candidatos para a presidência do partido, cargo hoje ocupado pelo senador Humberto Costa, são os seguintes:
- Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff
- Rui Falcão, deputado federal e presidente do PT entre 2011 e 2017
- Romênio Pereira, fundador do PT e membro da executiva nacional
- Valter Pomar, historiador e dirigente nacional do partido.
A eleição é feita por voto direto e secreto, com a utilização de cédulas ou urnas eletrônicas, caso haja autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Também serão eleitas as Comissões de Ética, Conselhos Fiscais e os delegados para os encontros partidários.
O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, um dos maiores nomes do partido historicamente, exerceu seu direito ao voto e teve o momento registrado nas redes sociais do PT.
Na Bahia, a disputa da presidência do PT está cinco candidatos: Tassio Brito, apoiado pelo atual presidente Éden Valadares, Rodrigo Pereira, Paulo Riela, Gabriel Cavalcante e a dupla Jonas Paulo e Elen.
Éden Valadares comentou sobre a importância do processo democrático dentro do partido.
"Nós estamos organizados em mais de 380 cidades para o PED. Então, a nossa expectativa é que tudo ocorra bem, em clima de civilidade, de cidadania petista, de ampla participação. Esperamos que esse PED seja maior do que o que foi em 2019. Em 2019, fui eleito com a participação de mais de 32 filiadas e filiadas. A expectativa é que esse ano a gente consiga superar essa meta e que o partido saia mais unificado desse processo", declarou o dirigente do partido na Bahia.
O prazo para a divulgação dos resultados e lançamento no sistema nacional é até às 14h da segunda, 7. Caso nenhum candidato atinja mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 20 de julho.