NotíciasPolítica"A cultura não é só para lazer. Ela é para gerar economia", diz Margareth

"A cultura não é só para lazer. Ela é para gerar economia", diz Margareth

Cantora baiana assume Ministério da Cultura em posse com a presença da primeira-dama Janja da Silva e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues

| Autor: Redação

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Margareth Menezes tomou posse como ministra da Cultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite desta segunda-feira (2), no Museu da República, em Brasília. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). 

No discurso de posse, a cantora e ativista enalteceu a importância da cultura para o país e destacou as dificuldades enfrentadas pela classe artística durante a pandemia da Covid-19. Durante o governo Jair Bolsonaro (PL), a pasta perdeu o status de ministério e passou a ser uma secretaria dentro do Turismo. 

"Todos ganham com o desenvolvimento cultural, como sabem, educação sem cultura é ensino, segurança sem cultura é repressão, saúde sem cultura é remediação, desenvolvimento social sem cultura, é assistencialismo", iniciou a cantora. 

"Durante a pandemia os artistas brasileiros sofreram como nunca. O prejuízo econômico do setor artístico cultural foi de aproximadamente R$ 63 bilhões, segundo pesquisas recentes. Sem Ministério, sem políticas culturais e sem recursos. Muitos dos mais criativos e sensíveis brasileiros tiveram que deixar os palcos, as telas, as bibliotecas, os ateliês e buscar outras atividades para poder sobreviver. Com isso, o próprio Brasil ficou mais calado, apequenado, triste", pontuou a ministra. 

Presente na solenidade, a primeira-dama Janja da Silva discursou e ressaltou o papel da cultura dentro da sociedade. "A cultura tem muita a ajudar, a contribuir ao Brasil. A cultura não é só para lazer, ela é para gerar economia, para gerar riqueza para o nosso Brasil. E é isso que a gente vai fazer. A cultura não está em nenhum nível menor, ela está igual à educação, à saúde, ela está ali e ela merece"

Tags

Notícias Relacionadas