Lula faz duras críticas a Jair Bolsonaro e chama o ex-presidente de "fujão"
Presidente também direcionou as falas a um dos filhos de Bolsonaro

Lula na cerimônia que anunciou investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Minas Gerais. |Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na tarde desta quinta-feira (24/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma série de declarações direcionadas a Jair Bolsonaro (PL) e chegou a chamar o ex-presidente de "fujão". As falas foram feitas durante a cerimônia que anunciou novos investimentos em educação indígena e quilombola pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Minas Gerais.
"Eu sei da minha origem e sei pra onde eu vou, diferentemente dos nossos adversários. Não sei se vocês estão acompanhando a imprensa agora, o cara que tentou dar o golpe pra não dar posse para mim [Bolsonaro], não teve coragem de me esperar, fugiu como o rato foge. Fugiu.", disparou o presidente da República.
Lula também direcionou as falas para o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente: "[Jair Bolsonaro] agora mandou o filho dele sair de deputado federal e ir pra Washington. É uma vergonha. Isso é uma falta de caráter, é falta de coragem. Fez as merdas que fez, pague pelas merdas que fez".
O petista também ironizou a postura de Jair Bolsonaro após as eleições presidenciais de 2022, citando que a carreira militar do ex-presidente.
"Nem sei como é que aquele cara chegou a ser tenente do exército. Porque, sabe, se borrou todo, perdeu as eleições e ficou dentro de casa chorando, 'Não podemos deixar o Lula tomar posse, não podemos deixar, ai, não podemos deixar.'", disse o petista.
Ao final das declarações, Lula falou também sobre o processo judicial que Bolsonaro enfrenta no momento, referente à tentativa de golpe de estado.
"Preparou um golpe, nós ficamos sabendo, a polícia investigou, eles mesmos se delataram. Agora ele foi indiciado, o procurador geral pediu a condenação dele e ele vai [ser preso]", finalizou o presidente.