Lula é vaiado por grupo de brasileiros em chegada aos Estados Unidos
Presidente recebeu críticas e ofensas de manifestantes em Nova York antes de participar da Assembleia-Geral da ONU

Foto: Reprodução / Rede Social
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado por um grupo de brasileiros durante sua chegada a Nova York neste domingo (21). Manifestantes gritaram ofensas contra o presidente e a primeira-dama, Rosângela da Silva, concentrando-se perto da residência onde Lula ficará hospedado nos Estados Unidos.
Devido ao protesto, o chefe de segurança pediu que agentes brasileiros e norte-americanos afastassem o grupo com grades, mantendo-os a alguns metros da entrada.
Os manifestantes vestiam camisetas do Brasil e do ex-presidente Jair Bolsonaro, carregavam bandeiras nacionais e gritavam frases como “Lula ladrão” e “O Brasil ouvisse Trump”.
Agenda de Lula nos Estados Unidos
Esta é a primeira viagem de Lula ao país desde o início da crise diplomática com o governo Trump. Não há previsão de encontro entre os dois presidentes para discutir temas como o tarifaço e as divergências políticas.
O avião presidencial pousou no Aeroporto JFK às 17h57 (horário local). Lula viajou com uma comitiva reduzida, acompanhado por quatro ministros de Estado. Ele e Janja vão se hospedar na residência oficial do Brasil, onde atualmente mora o embaixador Sérgio Danese.
O chefe de Estado participará da Assembleia-Geral da ONU, evento no qual chefes de Estado discursam e debatem pautas da geopolítica mundial. Pelo rito histórico, o Brasil abre a ordem de falas. O evento está previsto para começar na terça-feira (23).