NotíciasPolíticaLula diz que Bolsonaro deveria "assumir responsabilidade por taxação" de Donald Trump

Lula diz que Bolsonaro deveria "assumir responsabilidade por taxação" de Donald Trump

Líder norte-americano taxou produtos brasileiros em apoio ao ex-presidente

| Autor: Redação - Varela Net
Lula, presidente da República

Lula, presidente da República |Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Em entrevista concedida ao Jornal da Record, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro a culpa pelas tarifas de 50% de Donald Trump sobre os produtos brasileiros. O líder norte-americano afirmou que a taxação era, entre outras coisas, uma retaliação ao governo brasileiro pelas injustiças cometidas contra Bolsonaro.

"O ex-presidente deveria assumir sua responsabilidade. Foi o filho dele quem foi lá influenciar Trump, que agora tenta interferir em um processo que está na Suprema Corte brasileira. E, aqui, decisão judicial se cumpre", disparou Lula.

Além disso, o presidente afirmou que a prioridade do Brasil é tentar uma negociação com Donald Trump, mas que não descarta uma retaliação aos Estados Unidos. Lula também disse que pode recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio) contra a decisão.

"O que mais vai valer é o seguinte: nós temos a lei da reciprocidade, que foi aprovada no Congresso Nacional. E não tenha dúvida que, primeiro, nós vamos tentar negociar. Mas se não tiver negociação, a lei da reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50 de nós, nós vamos cobrar 50 deles", garantiu o petista.

Tags

Notícias Relacionadas