Lula critica revogação de visto de Lewandowski pelos EUA: “Gesto irresponsável”
Presidente manifestou solidariedade ao ministro da Justiça e disse que atitude foi “vergonhosa”

Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta terça-feira (26) que os Estados Unidos revogaram o visto do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. A declaração foi feita durante uma reunião ministerial em Brasília.
Lula classificou a medida como um “gesto irresponsável” e fez questão de expressar apoio ao aliado. "Essas atitudes são inaceitáveis. Inaceitáveis. Não só contra o Lewandowski, mas contra os ministros da Suprema Corte, contra qualquer personalidade brasileira", afirmou.
Em seguida, reforçou sua posição: "Minha solidariedade e solidariedade do governo a você por conta do gesto irresponsável dos EUA de cassarem o teu visto".
Para o presidente, a decisão representa um constrangimento para Washington. "Eu acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da tua competência, da tua capacidade. Eu acho que é vergonhoso para eles e não para você", completou.
Outros ministros já haviam sido atingidos
A suspensão de vistos de autoridades brasileiras não é um caso isolado. Em julho, o governo dos Estados Unidos, à época comandado por Donald Trump, também revogou os vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques não foram afetados.
A decisão ocorreu poucas horas após a Polícia Federal realizar uma operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, ampliando a tensão entre os dois países.