NotíciasPolíticaLíderes de vários países pelo mundo parabenizam Lula após vitória nas eleições

Líderes de vários países pelo mundo parabenizam Lula após vitória nas eleições

Petista foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez

| Autor: Redação

Foto: Divulgação/Lula Oficial

Diversos governos e líderes mundiais parabenizaram, por meio de notas oficiais e de postagens no Twitter, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua eleição à Presidência do Brasil, na noite deste domingo (30).

A Casa Branca compartilhou duas mensagens, uma em inglês e outra em português, em nome do presidente do Estados Unidos, Joe Biden. O texto assegura a credibilidade do processo eleitoral brasileiro: "Parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalhar junto para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos."

Alberto Fernández, presidente da Argentina, publicou duas fotos com Lula e uma sequência de tuítes comemorando a vitória do petista e da democracia brasileira: "Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje mesmo. Aqui, tens un companheiro para trabalhar e sonhar grandemente pelo bom viver dos nossos povos. Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil te elegeu, e a democracia triunfou."

Emmanuel Macron, presidente da França, postou duas mensagens no Twitter parabenizando Lula —uma escrita em francês e outras em português: "Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países."

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, também utilizou sua conta Twitter para compartilhar uma foto com Lula: "Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo."

O presidente do Chile, Gabriel Boric, compartilhou uma imagem postada por Lula, com a mão sobre a bandeira do Brasil, e escreveu: "Lula. Alegria!".

Luis Arce, presidente da Bolívia, postou uma foto de Lula em uma carreata e legendou: "Felicidades, irmão Lula, presidente eleito de Brasil. Tua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Estamos seguros que conduzirás o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social."

Ainda durante a apuração, antes mesmo do resultado ser confirmado pelo TSE, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, postou no Twitter uma breve saudação ao presidente eleito: "Viva Lula."

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também postou fotos de Lula e uma mensagem: "Celebramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos decididos a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil triunfou a democracia. Felicitações a Lula! Um grande abraço!"

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou escreveu: "Saudamos o presidente eleito do Brasil, Lula. Confiamos no trabalho para um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhor as muito boas relações bilaterais."

O presidente peruano Pedro Castillo, como Gabriel Boric, compartilhou foto que havia sido postada mais cedo por Lula. Castillo publicou com a imagem um pequeno texto: "O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o companheiro Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Seu triunfo é fundamental para fortelecer a unidade da América Latina e a justiça social da Grande Pátria."

Guillermo Lasso, presidente do Equador, também publicou uma mensagem em sua conta no Twitter: "Parabenizo Lula por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil. Na democracia, seguiremos fortalecendo a amizade e a cooperação entre nossos países, por melhores dias para nossos cidadãos. Nossa região segue se integrando na pluralidade."

O presidente do Paraguai, Marito Abdo, também parabenizou o petista: "Nossas felicitações a Lula como novo presidente eleito da República Federativa do Brasil e ao irmão povo brasileiro por esse processo eleitoral. Esperamos seguir trabalhando juntos pela prosperidade dos nossos povos."

De Portugal, o primeiro-ministro António Costa escreveu: "Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais."

A embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, elogiou a condução do processo eleitoral pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma sequência de tuítes: "Neste dia tão importante para a democracia brasileira, reconhecemos o importante papel das instituições, em especial do TSE na condução do processo eleitoral com celeridade, transparência e eficiência."

"Parabenizo Lula pela confirmação de sua vitória como o próximo Presidente do Brasil. O novo Presidente e o povo do Brasil podem contar com o Reino Unido neste novo capítulo", continuou Hopkins.

A embaixada da China no Brasil postou ter tomado "conhecimento dos resultados das eleições, divulgados pelo TSE": "Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. Fazemos os melhores votos por êxitos ainda maiores de desenvolvimento do Brasil."

Tags

Notícias Relacionadas