Lewandowski entrega carta de demissão a Lula e deixa Ministério da Justiça nesta quinta
Lewandowski comunicou a auxiliares, no início de dezembro, que anteciparia sua saída do governo

Foto: TSE
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (8), sua carta de demissão do cargo. Ele assumiu a pasta em fevereiro de 2024, após se aposentar do Supremo Tribunal Federal (STF), e deixa oficialmente o ministério ainda nesta quinta. A exoneração deve ser publicada no "Diário Oficial da União" na sexta-feira (9).
Segundo informações da TV Globo, Lewandowski comunicou a auxiliares, no início de dezembro, que anteciparia sua saída do governo. Desde o início desta semana, ele vem retirando seus pertences do gabinete no Palácio da Justiça.
A decisão ocorre em um momento de crescente atenção ao tema da segurança pública no Brasil e na América Latina, marcado pelo avanço de organizações criminosas e por episódios de violência ligados a disputas entre facções.
O Ministério da Justiça supervisiona órgãos como a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional, acionada para reforço da segurança nos estados em situações de crise.
O secretário executivo do ministério, Manoel Almeida, deve assumir interinamente a pasta até a nomeação de um novo titular.
Durante sua gestão, Lewandowski não conseguiu aprovar no Congresso a PEC da Segurança Pública, principal proposta do governo Lula para a área, que prevê maior participação da União no combate ao crime organizado.
Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.


