Janja ironiza Michelle Bolsonaro e fala sobre desafios como primeira-dama
Primeira-dama fez críticas quanto a exposição pública

Janja |Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, ironizou sua antecessora, Michelle Bolsonaro, durante entrevista ao podcast da Folha de S.Paulo. Questionada sobre o uso de maquiador em viagens oficiais, Janja respondeu de forma bem-humorada, afirmando que não segue esse costume e que cuida da própria aparência sem auxílio profissional.
Além da referência à ex-primeira-dama, Janja abordou episódios em que sua postura gerou repercussão negativa. Durante um jantar oficial com o presidente da China, Xi Jinping, em 2023, sua fala sobre redes sociais foi criticada por diplomatas, que consideraram o momento inadequado. Janja, no entanto, rebateu as críticas, afirmando que não houve quebra de protocolo e que sua participação foi legítima.
Outro momento polêmico citado na entrevista foi sua crítica ao bilionário Elon Musk, durante o G20, em novembro de 2024. Na ocasião, Janja xingou Musk publicamente e, agora, diz se arrepender do momento, mas não do conteúdo da fala. Segundo ela, o empresário continua se comportando como "dono do mundo" e merece críticas.
Apesar da presença ativa em eventos políticos, Janja descartou qualquer intenção de seguir carreira política. Ela afirmou que deseja aproveitar a vida ao lado do presidente Lula após o fim do mandato e lamentou a hostilidade que enfrenta, especialmente de outras mulheres, que, segundo ela, deveriam compreender melhor o atual cenário político brasileiro.