NotíciasPolíticaJair Bolsonaro confirma candidatura à reeleição para Presidência da República

Jair Bolsonaro confirma candidatura à reeleição para Presidência da República

Walter Braga Netto também foi anunciado como vice da chapa

| Autor: Redação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Jair Bolsonaro oficializou sua candidatura pelo Partido Liberal (PL) à reeleição à Presidência da República, na manhã deste domingo (24), durante evento realizado no Maracanãzinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O general Walter Braga Netto também foi confirmado como vice da chapa.

Bolsonaro subiu ao palco ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e, às 11h30, pegou o microfone e citou uma curta passagem bíblica sobre o valor da "mulher virtuosa". Em seguida, passou a palavra para a esposa abrir os discursos.

Em uma fala de 13 minutos em tom religioso, Michelle fez agradecimentos, falou sobre patriotismo e enalteceu o marido. A primeira-dama ainda relembrou o episódio da facada sofrida por Bolsonaro na campanha de 2018.

“Vocês estão aqui apoiando um projeto de libertação da nação (...) Quando eu cheguei na Santa Casa e vi meu marido na maca, eu olhei para o teto do hospital e falei ‘o senhor tem controle de todas as coisas’. (…) Essa nação é rica, é próspera. Ela só foi mal administrada. Deus ama essa nação”, disse.

Michelle, então, devolveu o microfone ao marido, que falou: “Quando se fala em poder do povo, alguém acha que o povo cubano não quer a liberdade? Tem? Não. Como chegar a esse ponto? Por escolhas erradas (…) A nossa missão é não atrapalhar a vida de vocês. É, cada vez mais, tirar o estado de cima de vocês. Estado forte, povo fraco. Povo forte, estado forte".

O evento também confirmou o nome do general Walter Braga Netto para o cargo de vice na chapa de Bolsonaro. O militar se filiou ao PL em março deste ano. Ele ainda é um dos coordenadores da campanha à reeleição.

“O vice é aquela pessoa que tem que estar ao seu lado em momentos difíceis. O vice é a solução dos problemas, não pode conspirar contra você. Eu escolhi um general do Exército brasileiro. Vocês conhecem muito bem pela ocasião da intervenção no estado do Rio de Janeiro. Ele fez um trabalho fantástico no Rio de Janeiro”, disse Bolsonaro.

O general de quatro estrelas chegou ao posto máximo da carreira dentro do Exército e ganhou notoriedade em 2018, quando foi nomeado interventor federal no Rio de Janeiro pelo então presidente Michel Temer (MDB).

Em 2020, foi nomeado para chefiar a Casa Civil e, depois, em março de 2021, passou a comandar o Ministério da Defesa. Em 2022, Braga Netto deixou a pasta e assumiu a vaga de assessor especial da presidência da República, da qual foi exonerado em julho.

Com a escolha, Bolsonaro modificou a chapa que o elegeu, cujo vice era Hamilton Mourão (Republicanos). Após atritos públicos, Mourão vai disputar uma vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Tags

Notícias Relacionadas