NotíciasPolítica"Já era esperado", diz Florence sobre convite de Lula a Rui para ministério

"Já era esperado", diz Florence sobre convite de Lula a Rui para ministério

Ex-ministro de Dilma Rousseff, deputado baiano aponta pontos que podem ter pesado a favor do atual governador

| Autor: Cássio Moreira *

Foto: Divulgação / Agência Câmara

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário no governo Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Afonso Florence (PT) disse ao Varela Net, nesta segunda-feira (7), que o convite feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o governador Rui Costa (PT) compor o quadro de ministros no seu futuro governo é fruto da sua gestão no estado, além do resultado das eleições na Bahia. Segundo Florence, a escolha de Rui, noticiada pelo jornal Valor Econômico, já era esperada. 

"A indicação, o anúncio, depende do presidente Lula. O governador Rui é um quadro testado, aprovado, com qualificação para qualquer ministério. Então, o nome dele estar sendo cogitado só correponde às nossas expectativas de campanha da vitória baiana. Uma vitória maiúscula contra o ex-prefeito de Salvador [...] Tivemos uma vitória enorme elegendo Lula, Otto e elegendo Jerônimo. Essa vitória passa pela liderança, pelo sucesso de Rui, o governador melhor avaliado do Brasil, e Wagner, a maior liderança política da história da Bahia. Então, cogitar o nome de Rui era esperado, seja pela vitória política, seja pela competência pessoal dele", disse o deputado. 

Lula recebeu 72,12% dos votos baianos, contra 27,88% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já Jerônimo Rodrigues (PT), candidato de Rui à sucessão estadual, foi eleito com 52,79%. Para Florence, o sucesso do PT na eleição pesa a favor de Rui, cotado para o Ministério das Cidades. O parlamentar pontua, entretanto, que a indicação deve partir do presidente Lula. 

A reportagem também questionou Florence sobre a possibilidade de Rui Costa ser candidato a presidente em 2026. O deputado afirmou que ainda é cedo para qualquer especulação. "Pode se tornar, só que está muito cedo. Agora temos que reconstruir o Bolsa Família, ampliando o auxílio, alimentação escolar, essa é a preocupação de Lula e de Rui. Está muito cedo, até a eleição de 2024 está muito cedo, mas ele é um nome de estatura nacional", afirmou Florence. 

* Sob supervisão do editor Alexandre Santos 

Tags

Notícias Relacionadas