NotíciasPolíticaHaddad rebate críticas e defende Lula: "Não vai 'abanar o rabo' nem dizer 'I love you' como Bolsonaro"

Haddad rebate críticas e defende Lula: "Não vai 'abanar o rabo' nem dizer 'I love you' como Bolsonaro"

Ministro reage à pressão sobre Lula e critica postura submissa do ex-presidente diante dos EUA

| Autor: Redação Varela Net
Haddad rebate críticas e defende Lula: "Não vai 'abanar o rabo' nem dizer 'I love you' como Bolsonaro"

Foto: Ricardo Stuckert

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante das críticas que o chefe do Executivo tem recebido por ainda não ter feito contato direto com o ex-presidente norte-americano Donald Trump. Durante entrevista à CNN nesta terça-feira (29), Haddad reforçou que Lula adota uma postura de soberania nas relações exteriores, diferente da adotada por Jair Bolsonaro (PL) durante seu governo.

"Você não vai querer que o presidente Lula se comporte como o Bolsonaro abanando o rabo e falando I love you", declarou Haddad, em tom crítico ao que classificou como subserviência da antiga gestão brasileira diante dos Estados Unidos.

O ministro também comentou sobre o atual cenário de tensões com o governo norte-americano e a imposição de uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, prevista para entrar em vigor na próxima sexta-feira, 1º de agosto. Apesar dos esforços diplomáticos realizados pela gestão Lula, até o momento não houve qualquer sinal por parte da Casa Branca de que a decisão será revista.

"Vocês estão falando na maior potência do mundo que resolveu virar a mesa e nós estamos assistindo isso, no começo com certa perplexidade, mas nós estamos buscando os canais para trazer a racionalidade", completou Haddad.

O governo brasileiro segue articulando formas de contornar o impacto econômico da medida, que pode afetar setores estratégicos do país.

Tags

Notícias Relacionadas